domingo, 15 de setembro de 2013

Ultraman e o Carpe Diem


Foi assistindo à "Sociedade dos Poetas Mortos", de 1989, que tive contato pela primeira vez com aquela frase em latim. Ao conduzir seus alunos à galeria de fotos da escola, onde figuravam centenas de estudantes de outras épocas, o professor John Keating sussurra em seus ouvidos: "carpe... diem... carpe... diem... aproveitem o dia"! Lembrando aos seus pupilos de como a vida é passageira, de como o tempo passa depressa, o mestre lhes mostrava que todas aquelas vidas que estampavam os retratos já se tinham ido. Todos os feitos, grandes e pequenos, foram legados daquelas pessoas que já morreram. E, nas fotos, exibiam um vigor e uma chama de vida que parecia que jamais os abandonariam. Portanto, era necessário se lembrar de que aproveitar as oportunidades era de suma importância, porque a vida, os momentos especiais, não são tão duradouros.

Aprendi essa lição ainda cedo, mais cedo do que a sessão na qual vi o filme que acabo de citar. Foi assistindo as lutas do Ultraman contra os monstros que surgiam a cada episódio, no seriado de mesmo nome, criado em 1966. Cresci assistindo e sendo influenciado por essas produções japonesas, e o Ultraman, acredito, não seja só o maior expoente dessa linha, como também um dos maiores ícones da cultura pop nipônica e mundial. Acontece que o Ultraman, após aparecer na tela, tinha apenas 3 minutos pra derrotar o inimigo, senão, adeus. Em seu planeta de origem, um sol artificial gerava a energia vital de que todos seus semelhantes necessitavam, mas o sol da Terra não é suficiente para isso, e só lhe concede poucos minutos de atividade. O herói caiu na Terra ao perseguir uma criatura fugitiva, e na queda, acabou matando por acidente um membro da Patrulha Científica, Hayata. Assim, o ser alienígena se aloja no corpo do patrulheiro, gerando uma relação simbiótica, na qual permite que o humano continue vivendo, mas cedendo espaço à aparição (transformação) do grande guerreiro quando há a necessidade.

E é nesse aspecto que está o carpe diem de Ultraman: por mais difícil que seja a ameaça, ele tem que resolver a situação em 3 minutos, caso contrário, sua energia se acaba e ele cai como se estivesse morto. Cada segundo para ele é vital, e às vezes ele precisa mudar suas estratégias várias vezes para dar cabo de seu algoz. Nada me parecia mais didático na questão de aproveitar o momento, do que ver aquele super herói se virar em tão pouco tempo. Ele possui uma luz colorida no peito que pisca mais rápido à medida que a energia vai se consumindo... e muitas vezes isso gerava um suspense danado! Só no último episódio que isso de fato acontece: o inimigo dá muito mais trabalho e a energia do herói se esgota totalmente... a Patrulha Científica consegue dar cabo do monstro, e um conterrâneo do Ultraman vem à Terra para levar seu colega desfalecido de volta pra casa.

E tem mais uma coisa que quero dizer acerca desses heróis que dependem da energia solar. O Superman, personagem norte americano muito mais popular que o Ultraman, também precisa da energia do nosso sol, mas ao contrário do gigante japonês, o sol amarelo da Terra tem radiações que afetam de forma muito benéfica o kryptoniano. Se em seu planeta natal ele seria uma pessoa comum, em nossa atmosfera ele adquire super poderes que fazem dele um ser quase imbatível, podendo voar, arremessar rochedos e enxergar através das paredes com visão de raios-x. E dito isso, dou um ponto pro Ultraman, sabe? Ele consegue ser um super herói que se vira muito melhor apesar de todas suas desvantagens! "Carpe diem" com o Superman é fácil... se não aproveitou o momento, é só girar a Terra ao contrário e conseguir uma segunda chance! Agora, se a gente quer mesmo uma lição de "carpe diem" pra valer, o negócio é "se virar nos trinta", ou melhor, "se virar nos 3 minutos"!

Tudo de bem e aproveitem o dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário