sábado, 19 de outubro de 2013

Os 3 pilares do blogueiro


Talvez alguns colegas vão discordar, mas acredito que, passada a empolgação inicial de se escrever um blog, todos se deparam com a árdua tarefa de reunir três elementos, três pilares que juntos, podem permitir ao escritor - seja de blog ou não -  que haja sinal verde para a próxima postagem.
São eles o tempo, a disposição e a inspiração. Quando falta apenas um deles, a coisa não anda.

Às vezes temos tempo e disposição, mas a inspiração não vem. Temos até uma ideia do que escrever, um tema recorrente em nossa mente, mas que carece de corpo, de sustância. Mesmo pra mim, que definiu regras pra si próprio no começo do blog, como por exemplo "não escrever textos longos", fica difícil. Porque mesmo em textos curtos, objetivos, tem que haver harmonia entre o início, o meio e o fim. E a inspiração pra fazer algo assim, simplesmente não aparece.

Às vezes temos tempo e inspiração, mas falta disposição, ou mesmo saúde. Tem aqueles dias em que a gente chega muito cansado do trabalho, principalmente quando o cansaço é mental. Além do cansaço, pode ter aquela visita inesperada da dor de cabeça, dor nas costas... enfim, não dá pra se dedicar a algo que em tese deveria ser prazeroso, numa situação onde o que a gente mais quer, é mesmo uma cama.

Às vezes temos disposição e inspiração, mas cadê o tempo pra escrever? Além do horário comercial de trabalho, nosso dia-a-dia está cheio de compromissos sociais. Estudos, academia, reuniões religiosas, encontros com amigos... tudo isso vem como prioridade, antes do blog. Além do mais, que adianta vir aqui escrever sobre filmes, series, animes, games e livros, se não posso reservar tempo pra assistir filmes, series e animes, jogar os games e ler os livros? Rá!

Se o seu blog favorito publica os posts com frequência regular, com qualidade e originalidade, respeite muito o autor: ou seu trabalho é profissional (ele ganha pra isso), ou ama muito seu blog e seus leitores, a ponto de dar-lhes uma prioridade bem diferente da habitual!

Tudo de bem!



2 comentários:

  1. Muito bem colocado o seu pensamento. Concordo com você! Por isso quando vejo que vou escrever ou postar algo, por postar, ou para 'encher linguiça', não posto! Um abraço! Meu blog é www.compondoletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zhé Lopes! Obrigado pelo feedback. Te farei uma visita no "compondoletras"... um abraço!

      Excluir